quinta-feira, 8 de abril de 2010

BRIGA COMPRADA... ATORON BAFFON!

Ontem no cursinho foi engraçado.
Faz um tempinho já que descobriram que eu sou cristã então vez ou outra alguém faz algum comentário... cada um acredita no que quer e eu não interfiro nisso.Mas, o professor de Filosofia (lógico!) tinha que me cutucar ontem... rs
Estávamos falando sobre Platão, suas crenças, sua forma de discutir assuntos e, fazendo perguntas, levar seus ouvintes à contradição para, assim, fazê-los chegar onde ele queria.
Bem... acabando a parte teórica, ele quis passar para a prática e me lança uma questão que, segundo ele, ia fazer a sala pegar fogo: "Se o Deus da Bíblia é bom e deu livre arbítrio, porque Ele mata então quem não faz a vontade dEle, como no caso dos egípcios no êxodo?"
Ok, todo mundo deu sua opinião e eu fiquei calada. E toda hora me parecia que ele olhava pra mim me questionando e esperando a hora em que eu ia falar alguma coisa.
Um cara disse que política e religião não deveriam ser discutidas (a clássica desculpa para fugir do assunto).
Aí eu não me contive e acabei citando o meu querido Lívio da Caverna de Adulão: "Ninguém discute medicina sem conhecer, ninguém discute direito sem conhecer, ninguém discute um assunto que seja sem conhecer pelo menos um pouco do assunto... Porque todo mundo acha que pode discutir Teologia? Alguém aqui sabe do que está falando?"
Xiiii... comprei uma briga! Todo mundo ficou bravo! Disseram que tinham direito sim de opinar, de ter opinião sobre o assunto e eu deixei bem claro que todo mundo pode achar o que quiser, mas é imbecilidade discutir sobre Teologia se tinha gente na sala que nem ao menos sabia o que era o êxodo! Aí ficaram mais bravos ainda... rs
 Aí sim todo mundo quis dar opinião! Chegaram a dizer que todo mundo podia falar sobre o assunto porque todo mundo já tinha lido a Bíblia! Putz, foi a pior de todas que eu já ouvi! Entre os que se dizem evangélicos (que seguem o Evangelho) dificilmente se encontra quem já tenha lido a Bíblia inteira pelo menos uma vez, vou encontrar isso numa sala de cursinho? Olhei bem dentro dos olhos da menina que disse isso e falei: "Será mesmo?" não deu outra, desviou o olhar e ficou calada.
Gente, não sou intolerante! Longe de mim isso, de verdade! A maior prova é que, entre grandes amigos meus estãos espíritas, umbandistas, ateus, agnósticos... e não sou amiga deles simplesmente porque quero convertê-los, sou amiga porque gosto deles! Ponto! Mas não me venham com "eu acho..." em se tratando de Deus, pelo menos não pra mim! Se você nunca estudou sobre o assunto, pra mim você não tem o direito de achar nada! Vai estudar depois conversamos!
Ganhei a antipatia de uma boa parte da sala, eu acho... e não to preocupada!
E também não me preocupo com o professor de Filosofia... ele também não sabe do que tá falando.
Idiotice, imbecilidade, bobagem e ignorância ainda vão ser adjetivos pra esse tipo de discussão.
E tenho dito!

Um comentário:

Alessandra disse...

Tenho um amigo ateu...que vive dizendo bobagens..gosto dele..mas odeio a burrice teologica que ele carrega...culpa Deus por aceitar assassinos convertidos...meu...de verdade...as vezes minha vontade era eu mesmo cometer um exodo (pessoal)!
pior que eu sou ainda mais de boa que vc...nem fico falando nada...mas vejo as pessoas infelizes....
talvez se houvesse fé nelas fossem menos tristes...menos prepotentes....questão muito complexa...mas eu fico pensando que só de ter fé a pessoa se torna melhor....